Quem somos

História

No Brasil, a cada dois segundos uma pessoa precisa de transfusão de sangue, seja por     uma grande perda sanguínea causada por acidente ou cirurgia, para tratamento de câncer, ou mesmo para repor células danificadas ou não produzidas pelo organismo do paciente. Dessa forma, uma em cada cinco pessoas internadas em hospitais necessita de transfusão . O primeiro relato de transfusão de sangue no País ocorreu em meados de 1900, ainda de forma arcaica e improvisada. Desde então, o setor hemoterápico no Brasil se intensificou e se desenvolveu, alcançando, assim, qualidade e segurança encontrados nos países mais desenvolvidos.

Atualmente, rigorosa legislação e fiscalização são observadas no setor hemoterápico, sendo obrigatória a realização de exames sorológicos em todas as bolsas de sangue coletadas, liberando-as para transfusão apenas após a constatação de não contaminação dos vírus causadores do Chagas, sífilis, hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV I e HTLV II, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Resolução de Diretoria Colegiada nº 153 de 14 de junho de 2004, ou simplesmente, RDC nº 153 .

O Laboratório Imunolab foi fundado por seu atual diretor, Dr. Dante Langhi, em 1991, com o objetivo de prestar atendimento especializado aos serviços de hemoterapia na triagem laboratorial de doadores de sangue.

Entendendo ser fundamental o conhecimento e prática na área hemoterápica para construir um laboratório especializado na triagem de doadores de sangue e consequentemente na segurança da transfusão, o Imunolab oferece o que existe de melhor em conhecimento e experiência nessa área, assumindo a responsabilidade pelos exames realizados.

Sempre priorizando a qualidade e excelência do serviço prestado, o Imunolab foi conquistando clientes, não apenas na cidade de São Paulo, mas em todo o território nacional, tornando-se líder no segmento.

Nessa linha de atuação, a partir de 2002, o Imunolab torna-se pioneiro na implantação dos testes comerciais de biologia molecular – NAT (Nucleic Acid Tecnology). A implantação dessa metodologia, para triagem laboratorial de doadores de sangue, aumentou de forma extremamente significante a segurança da transfusão de sangue.

A busca constante pela qualidade de seus serviços e o empenho em oferecer a seus clientes maior segurança na transfusão fizeram com que o Imunolab, em 2004, decidisse investir em um programa de qualidade de nível internacional, buscando a certificação de qualidade pela AABB.

O Imunolab, além de ser certificado pela Fundação Vanzolini com a ISO 9001:2008, é hoje o único laboratório especializado em triagem de doadores de sangue do mundo a ser certificado pela AABB.

O ano de 2006 foi marcado não apenas pelas certificações recebidas, mas também mais uma vez pelo pioneirismo na criação de um novo serviço: o Programa de Controle de Qualidade de Hemocomponentes. Este foi desenvolvido pelo Imunolab para atender à demanda específica dos bancos de sangue que precisam controlar a qualidade dos hemocomponentes produzidos.

O Programa de Controle de Qualidade de Hemocomponentes não só atende a essa demanda legal, como também oferece apoio constante na resolução dos problemas encontrados na produção de hemocomponentes, por meio da orientação constante de seus técnicos. Dessa forma, o Imunolab oferece, também nessa área, um serviço completo e cômodo para seus clientes.

Em 2010, o Imunolab aumenta sua lista de serviços, passando a oferecer exames de imuno-hematologia para doadores de sangue. Ainda nessa área, o Imunolab oferece a seus clientes exames de imuno-hematologia especiais, como fenotipagem eritrocitária estendida e genotipagem eritrocitária.

Vantagens para os clientes Imunolab

Ao realizar os exames de triagem laboratorial de doadores de sangue com o Imunolab, o serviço de hemoterapia pode focar suas atenções em sua atividade principal, ou seja, a transfusão de sangue, deixando a responsabilidade dos exames de triagem de doadores com uma empresa sólida e especializada, com mais de 20 anos de atuação exclusiva no segmento.

Com o intuito de oferecer informações e orientações sobre os serviços prestados, o Imunolab elaborou seu Manual do cliente, que detalha desde a forma correta para coleta das amostras até a preparação adequada para armazenamento e envio das amostras. 

Por sua abrangência em todo o território nacional, o Imunolab desenvolveu extenso conhecimento de logística de material biológico, garantindo agilidade e qualidade no transporte de amostras de sangue e hemocomponentes, garantindo condições adequadas para a realização dos testes laboratoriais. Além de oferecer qualidade e segurança, por ser líder no segmento, o Imunolab consegue melhores negociações com seus fornecedores e, portanto, ganhos de escala que são repassados para os clientes, reduzindo ainda mais seus custos.

O Imunolab desenvolveu ainda sistema informatizado próprio e integrado que permite o acompanhamento e a rastreabilidade de cada amostra recebida, além de sistemas de controle de soroteca e plasmateca.

Por sua experiência e atuação na área de hemoterapia, o Imunolab desenvolveu um conceito de segurança e qualidade que ultrapassa os parâmetros exigidos pelas autoridades.

QUEM SÓ FAZ ISSO, FAZ MELHOR.